quinta-feira, 13 de setembro de 2012

SEGURANÇA DO PACIENTE - HGP DE PALMAS

Hospital das Clínicas da Unicamp oferece curso sobre Segurança do Paciente aos profissionais do HGPP
Escrito por Joelza Oliveira   
Qua, 12 de Setembro de 2012 12:04
O HGPP- Hospital Geral Público de Palmas, por meio do Hospital das Clínicas da Universidade de Campinas – UNICAMP disponibilizará o “Curso sobre Segurança do Paciente” aos profissionais de saúde e investigadores interessados em aumentar seus conhecimentos sobre questões relacionadas ao tema.

Segundo a gerente de Risco do CGQ - Comitê de Gestão da Qualidade do HGPP, Márcia Germana Lobo, “o Curso tem o objetivo de apresentar os elementos básicos da investigação em segurança do paciente/doente, para conscientizar e abranger a magnitude da importância da segurança nas ações dos profissionais nos hospitais ou unidades de atenção à saúde”.

O curso, que terá a duração de dois meses, de 13 de setembro a 27 de novembro, será oferecido na modalidade à distância, via teleconferência, pela RUTE- Rede Universitária de Telemedicina, e terá como ministrantes, os professores médicos Antônio Capone Neto (HI Albert Einstein – SP) e Gustavo Fraga (UNICAMP). As aulas acontecerão nas terças ou quartas-feiras, das 12h às 13h, no auditório do HGPP/2º andar. Os interessados, procurar o NEP- Núcleo de Educação Permanente do HGPP para efetuar sua inscrição. A certificação será feira pela UNICAMP.

Conforme Márcia, os assuntos relacionados ao tema serão debatidos com o intuito de melhorar a qualidade da assistência prestada aos pacientes da instituição. Os módulos estudados durante o Curso são: “Cuidados Centrados no Paciente e um ‘Currículo Mínimo’ para Segurança do paciente”; “Princípios de Liderança com Foco na Segurança do Paciente e os Sistemas de Notificação e Tratamento dos Riscos à Segurança do paciente”; Investigação de Eventos Adversos Graves; “Erros: Conhecendo e Manejando os Fatores Humanos Relacionados aos Eventos Adversos”; Controle da Qualidade e Segurança no Trauma; “Aspectos legais, Econômicos e Sociais dos Eventos Adversos”; Como Medir Desempenho dos Serviços e Utilização de Dados para Implantação de Melhorias”; Protocolos e Treinamentos Melhoram os Cuidados e a Segurança do Paciente?; “O impacto da Visita Multiprofissional e da Passagem de Plantões na Segurança do Paciente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário